segunda-feira, 26 de outubro de 2009


Paróquia São José - Tucuruí/Pa
1- DADOS HISTÓRICOSTucuruí, até 1948 era chamada pelo nome de Alcobaça, uma Vila do município de Baião e pertencia a Paróquia de Baião. A primeira capelinha foi construída em honra de Nossa Senhora da Conceição pelos habitantes da Vila no princípio do século passado. Em 1922, a capelinha foi reconstruída pelo Dr. Amintas de Lemos com o auxilio do povo, pois a antiga capela caiu em ruínas.Até o ano de 1942, o povo recebia duas ou três vezes visitas do vigário de Baião, ou de um dos padres da Congregação da Missão, por ocasião do mês de maio ou pela festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do lugar. Também contribuíram nas visitas os frades Dominicanos e Capuchinhos.Os padres que trabalharam nessa região foram: Pe. Caetano Geordano (1915 a 1922), Pe. Antonio Braga (1924 a 1925), Dom Sebastião, bispo de Araguaia (1926 a 1930), Frei Lourenço 1930, Pe. Emílio Martins (1930 a 1931), Pe. Luiz Varela 1932, Frei Luiz Palha e Frei Reginaldo 1934, Pe. Guilherme Vaessen 1935.Em 1936 os padres da Missão (Lazaristas) vieram para a Paróquias de Cametá, incluindo Mocajuba e Baião. Os padres Fernando Van Dyjk, Tiago Van Ryn, Pedro Hermans, Tiago Poels, Cornélio Veerman, João Alberto Hermans, Teodoro Kroes e Cornélio Jiemenlen.Em 1944 o Pe. Cornélio Veerman iniciou a construção de uma capela de madeira e barro no meio da Vila em honra de São José, na atual praça de São José, porque a capela de Nossa Senhora da Conceição está fora da Vila de Alcobaça e era pouco freqüentado pelo povo por causa da distância e também por receio das invasões dos índios atrás da capela.Em 1948, a vila de Alcobaça foi elevado à categoria de cidade com o nome de Tucuruí. Em 1949 o Pe. Pedro Hermans fixou uma semi-residência na Vila.No ano de 1950 foram realizadas as Santas Missões pelos padres Geraldo Terbost e Cornélio Boostman ambos da Congregação da Missão. Neste mesmo ano foi iniciada a construção da Igreja São José em tijolos.Em 1995 iniciou-se a construção da casa Paroquial ao lado da Igreja São José, terreno doado pela prefeitura.No dia 25 de janeiro de 1956 o Exmo. e Revmo. Senhor Administrador Apóstólico, Mons. Cornélio Veerman criou a Paróquia de Tucuruí por um decreto, tendo como Padroeiro São José. O Pároco da nova Paróquia era Pe. Pedro Hermans. As Capelas que pertencem a esta paróquia são: Nazaré dos Patos, Aratéra, Murú, Breu Branco, Capinal, Remansão da EFT, Remansãp da Margem. Ilha Tocantins, Areião, Jacundá, Cotovelo, Ipixuna, Itamiry e Itupiranga.Nos anos 90 a Paróquia era constituída pelos municípios de Novo Repartimento, Novo Breu Branco e o município de Tucuruí, além de dar assistência às comunidades do Ladário, na Trans-cametá e Angelim I e II.Com a criação da Paróquia de São Francisco de Assis de Novo Repartimento em 1998, e da Paróquia de São Sebastião de Breu Branco em setembro de 2002, a Paróquia São José se reduziu no seu território, ficando apenas com o município de Tucuruí e algumas comunidades acima citadas.

2 comentários:

Unknown disse...

Em 2013 por decreto, a Paróquia de Tucurui/PA São José se divide novamente agora em 4 Paróquia, São José, Sagrado Coração de Jesus, Menino Jesus e Santa Rita d Cassia, agora a Paróquia de São José, é composta por 9 comunidades incluindo a São José Matriz.

5 de janeiro de 2014 às 13:04
Pedro Alencar disse...

Tudo que o católico precisa saber sobre o Dízimo. Um curso inédito. A Melhor formação para a Pastoral do Dízimo. bit.ly/ODizimoDefinitivo

16 de janeiro de 2020 às 04:29

Postar um comentário